domingo, 27 de outubro de 2013

Finlândia cria nova tecnologia de transmissão de dados

 Helsinki - O Centro de Pesquisa Tecnológica da Finlândia (VTT) apresentou nesta quarta-feira uma nova tecnologia que permite, a partir de um pequeno dispositivo, a transmissão de dados entre dois terminais táteis com apenas um toque em ambas as telas.
  Graças a esta revolucionária tecnologia, denominada "inTouch" e baseada no protocolo Near Field Communication (em português, Comunicação de Campo Próximo), é possível compartilhar de forma simples fotos, vídeos e qualquer tipo de arquivo eletrônico entre smartphones, tablets e outros aparelhos equipados com a tela sensível ao toque.
 A utilização do "inTouch" é fácil: ao tocar um arquivo com dois dedos, aparece na tela um ícone que permite copiar esse arquivo em um chip instalado previamente em qualquer objeto que o usuário esteja usando, podendo ser um anel, uma pulseira, um óculos ou até uma unha postiça.
Quando o usuário toca na tela do outro terminal, aparece nela outro ícone com o qual se pode copiar de forma automática o arquivo do chip oculto, que funcionaria como um USB sem fio.
"Esta nova solução tecnológica é um primeiro passo rumo a um futuro próximo no qual vários objetos poderão atuar de forma interativa e estar conectadas à nuvem", explicou o VTT em comunicado.
 O centro de pesquisa finlandês apresentou a solicitação de patente de sua tecnologia e gravou um vídeo, que pode ser visto no YouTube, no qual demonstra seu funcionamento com dois protótipos (um anel e uma pulseira).
 Os responsáveis do VTT já começaram entrar em contato com empresas para buscar sócios interessados na comercialização do novo sistema.
Conforme explicou a empresa, a tecnologia "inTouch" pode ser utilizada em um futuro próximo nos setores automobilísticos, eletrônico, logístico, de telecomunicações e, até mesmo, no de saúde. 

Fonte: Exame.com

Nenhum comentário :

Comente agora mesmo!