segunda-feira, 13 de maio de 2013

Fontes de Alimentação

 A fonte de alimentação é considerada a parte do computador mais importante, pois é ela responsável por alimentar todos os componentes e hardware. Sua função é converter a tensão alternada de 110 ou 220V para tensão contínua.
   Sua capacidade é medida em watts cujo símbolo da letra “W”, é um fator importante, quando for comprar um gabinete ou uma fonte de reposição, pois sua capacidade deve ser suficiente para suporta e alimentar os periféricos internos que serão utilizados.
Existem dois modelos de fonte de alimentação a ATX que é a mais utilizada e a AT que já é mais antiga. É sempre importante verificar qual modelo sua Placa Mãe suporta.


As antigas fontes AT
O Modelo mais antigo de fontes de alimentação foi a Fonte AT. Abaixo uma lista de conectores que você podia conectar nela:
·         12 fios coloridos divididos em dois conectores (P8 e P9) para a alimentação da placa mãe. Estes conectores devem ser ligados na placa mãe de forma que os fios pretos fiquem de ambos fiquem junto ao Centro;
·         1 cabo preto com 4 fios (azul, branco, marrom e preto) para serem ligado a chave Liga/Desliga do gabinete. A instrução de como se deve ligar corretamente estes fios á chave normalmente vem impressa na fonte sendo que, por precaução, é valido observar como a ligação esta feita na fonte defeituosa antes de removê-la;
·         Fios conectores para a alimentação unidades disco Rígido, CD e DVD;
·         Fios conectores para a alimentação das unidades de disquete;
·         Par de fios vermelho e preto para a alimentação do display do painel frontal doa gabinete.

Abaixo uma tabela com os valores de tensões de fios das Fontes AT:
Pino
Cor
Saída
1
Laranja
+5V(realimentação)
2
Vermelho
+5V
3
Amarelo
+12V
4
Azul
-12V
5
Preto
Terra
6
Preto
Terra
7
Preto
Terra
8
Preto
Terra
9
Branco
-5V
10
Vermelho
+5V
11
Vermelho
+5V
12
Vermelho
+5V


Fontes ATX
As fontes ATX são as mais utilizadas atualmente. Fisicamente ela é bem parecida com a fonte AT, sendo que as principais diferenças são o conector de alimentação da placa mãe que é único com 20 Pinos e a ausência do cabo preto com 4 fios para ligar a chave liga/desliga.
 Abaixo a tabela com os valores das tensões dos fios com a fonte ATX:

Pino
Cor
Saída
1
Laranja
3,3 V
2
Laranja
3,3 V
3
Preto
Terra
4
Vermelho
+5 V
5
Preto
Terra
6
Vermelho
+5 V
7
Preto
Terra
8
Cinza
Power Good
9
Roxo
+5 VSB
10
Amarelo
+12 V
11
Laranja
3,3 V
12
Azul
-12 V
13
Preto
Terra
14
Verde
Power On
15
Preto
Terra
16
Preto
Terra
17
Preto
Terra
18
Branco
- 5 V
19
Vermelho
+ 5 V
20
Vermelho
+ 5 V

                                    
·       Fontes ATX12V
As fontes ATX12V eram mais utilizados quando você ia instalar processadores Intel soquete 423 e 473. A única diferença entre as fontes ATX e ATX12V  é que ela possui dois conectores extras: um de 6 pinos com alimentação de +3,3V e +5V e outro de 4 pinos com alimentação de 12V. O fabricante do processador recomenda expressamente o uso desta fonte, e esses conectores extra pois esses processadores consomem mais energia elétrica.

Como é medido as Fontes de alimentação
 Nas placas mães mais modernas, você pode verificar as tensões da fonte de alimentação por meio dos monitores (sensores) Presentes no setup do seu sistema operacional. Esta é a maneira mais precisa aferir as saídas das fontes ATX, pois elas estarão sendo verificadas com carga. Se sua placa mãe não possua esses monitores de estado no setup, a maneira que você teria de testar é o Multímetro.

Conclusão do Artigo
 Olá! Acima vimos um pequeno resumo falando sobre as Fontes de Alimentação o grande meio de mandar energia para seu computador. Falamos um pouco sobre as antigas fontes AT mas só para você leitor conhecer um pouco pois essa fonte já saiu do mercado. Como você pode ver as Fontes ATX estão realmente dominando o mercado, como agora estão entrando as Fontes de Notebook que são menores.  A tecnologia esta evoluindo muito rapidamente, então em pouco tempo surgirão novas fontes com novas tecnologias. Até próxima Matéria!












Nenhum comentário :

Comente agora mesmo!