domingo, 11 de novembro de 2012

O que é Memória de computador?

  A memória é um periférico que manda informação para a CPU processar. Por exemplo quando você clica no Meus Documentos do Windows a memória mandara para o processador(CPU) processar. Sua velocidade é muito rápido dependendo dos Gigabytes que você tem de memória. Existe dois tipos de Memória que são:
Memória RAM: Ela pode ser Lida ou Gravada. Os dados contidos nos documentos, Planilhas, Gráficos, desenhos, Banco de dados ou outro qualquer tipo de arquivo precisa ser armazenados primeiramente na RAM, mesmo temporário, antes que o programa possa usar o processador para manipular. Quando ligamos o computador pela primeira vez a RAM está vazia. A sigla RAM significa Memória de acesso aleatório.
Memória ROM:  Já a memória ROM somente pode ser lida, não pode ser grava ou alterada. Seu conteúdo vem gravado de fábrica. Geralmente o que vem gravado na ROM é o todo Sistema Operacional.
 Existe também um outro tipo de memória que normamente está junto com o processador, que é a memória cache. É uma memória muito rápida e cara onde os dados são acessados na velocidade do processador. Nos processadores modernos podemos encontrar até 4MB de memória.
 Nas memórias existe muitas características podemos ver quando vamos comprar uma memória para o nosso computador. As principais características são Velocidade(MHz),
Capacidade(MB ou GB), Slot ou tipo (DDR, DDR2, DDR3..). As memórias DDR3 são mais usadas hoje em dia em notebooks.
                               
                             
              
                                                 
                        
                                      Imagem de uma memória RAM de Desktop
                           
                      Memória DDR2
   A memória DDR2 é uma evolução da memória DDR. Suas principais características estão do menor consumo de energia elétrica, menor custo de produção, maior largura de banda de dados e velocidades mais rápidas.
  DDR2 é a sigla de Double Data Rate 2. Trata-se de uma espécie de “Substituto natural” das memórias DDR, uma vez em comparação com essa ultima, a tecnologia traz diversas melhorias. São encontradas com as frequências de 400 MHz, 533 MHz e 800 MHz.

                      Memória DDR3
 Depois das memórias DDR2 ocorre uma grande evolução e criaram as memórias DDR3, que são mais usadas hoje em dia em todos os tipos de computadores em geral.     As memórias DDR3 superam as memórias DDR2 sendo que são muito rápidas e muito melhores por isso são um pouco caras. As frequências são 800 MHz a 1600 MHz, sendo maiores que as anteriores.

                                
                     Imagem acima compara o encaixe diferente das memórias




  Qual a diferença de Memória de Notebook e Desktop?
 Existe uma pequena diferença entre memória de Notebook e Desktop que é apenas o tamanho. A memória de notebook é um pouco maior e mais cara que a de desktop. Na lógica as memórias são iguais mas no notebook não daria para encaixar a memória do desktop no slot de notebook.

Memória de Notebook

         Quanto mais memória mais rápido?
 Quando você for comprar uma memória é importante primeiro ver as características da sua placa mãe, e após efetuar a troca. Quanto mais giga ela for mais rápido seu computador ficará. Agora se você gosta de jogar jogos de alta qualidade e que precisa de grande parte de sua memória lhe recomendo ter pelo menos 4 GB de memória ou mais. Hoje em dia as máquinas estão vindo com uma placa de vídeo dedicada, dando mais rapidez para rodar programas pesado.

                                


                             Finalizando a matéria
 Sempre que o computador estiver trancado e quando você clica em algo começa a trancar pode ser duas coisas: Vírus ou a Memória ou o Processador. Fique atento.
 Abaixo irei dar umas dicas de memória:

ü  Sempre que o computador estiver trancado e não for vírus fique atento pode ser a memória.
ü  Lembre-se de quanto mais memória seu computador estiver mais rápido ira processar seus arquivos.
ü  Para deixar seu computador rápido sempre limpe seu computador com um limpador.
ü  E também sempre desfragmentar seu disco do computador. O próprio Windows tem o desfragmentador.



Um comentário :