domingo, 28 de outubro de 2012

O que são Vírus de computador?


    Vírus de computador são pequenos programas capazes de trazer sérias consequências como apagar dados do seu computador, capturar informações ou até impedir que seu sistema operacional funcione. Como se não bastasse existem outros Software parecidos, como o Cavalo de Tróia, Worms, hijackers, spywares e muitos outros.Vamos conhecer agora algumas dessas  “Pragas Virtuais”.
                                  

           Mas Antes, o que é um malware?
  È comum as pessoas falares de Vírus esses programas que trazem grandes transtornos a gente. Existem muitos outras “Pragas Virtuais”. Malware é apenas um nome dados para todos essas Categorias de Vírus como o Cavalo de Tróia, worms e muitos outros.
   Os malware podem ser criados de muitas maneiras como no Bloco de Notas do Windows ou em uma linguagem de programação. Os primeiros vírus foram criados na simples Linguagem de Programa C.

               Mas como o Vírus age?
Os vírus recebem esse nome que possui características do Vírus real. Quando um vírus contamina um computador alem de executar a tarefa que ele foi programa ele tenta se espalhar em outras máquinas.Com o crescimento da internet o espalhamento do Vírus ficou mais rápidos.Para isso eles pode entrar em vários meios do seu computador. Alguns deles são:

Falas de Segurança:  Os sistemas Operacionais e programas não são perfeitos e pode conter muitas falhas. Essas falhas quando descobertas por pessoas com fins maliciosos podem ser exploradas por vírus possibilitando de contaminação do sistema várias vezes.

E-mails: Uma forma bem fácil de contaminar o seu computador.O usuário recebe mensagem que faz ele abrir uma imagem,vídeo ou até um texto mesmo que por traz disso traz um caminhão de vírus para dentro do computador.

Downloads: Outro caminho de ser contaminado é quando vai baixar algum programa ou arquivo e é contaminado sem saber nada.

Os vírus também podem se propagar através de uma combinação de meios. Por exemplo, uma pessoa em um escritório pode executar o anexo de um e-mail e, com isso, contaminar o seu computador. Em seguida, este mesmo vírus pode tentar explorar falhas de segurança de outros computadores da rede para infectá-los.


                 Outros tipos de malware
Como vocês já sabem existem muitos outros tipos de malware. Alguns dessas Pragas comuns além do Vírus são:

                 Cavalo de Tróia(Trojan)
São tipo de Malware que permite de alguma maneira o espaço remoto ao computador após a infecção.Esse tipo de praga pode ter outras funcionalidades, como capturar dados do usuário para transmiti-lo a outra máquina. Para entrar no computador eles estão ingressado em algum arquivo ou programa. Esse tipo de Malware não são feito para se replicar. Quando isso acontece quando vem junto com um vírus.

                       Worm(verme)
  Os worms(ou vermes), podem ser interpretados como um tipo de vírus mais inteligente. A principal diferença é na forma de propagação:
    os worms podem se espalhar rapidamente para outros computadores - seja pela internet, seja por meio de uma rede local - de maneira automática.
Explica-se: para agir, o vírus precisa contar com o "apoio" do usuário. Isso ocorre, por exemplo, quando uma pessoa baixa um anexo contaminado de um e-mail e o executa. Os worms, por sua vez, podem infectar o computador de maneira totalmente discreta, explorando falhas em aplicativos ou no próprio sistema operacional. É claro que um worm também pode contar com a ação de um usuário para se propagar, pois geralmente esse tipo de malware é criado para contaminar o máximo de computadores possível, fazendo com que qualquer meio que permita isso seja aceitável.

                                Spyware
Os Spywares são programas que espionam as atividades do usuário e capturam informações sobre eles. Para contaminar o computador, os spyware são “ embutidos” software " em softwares de procedência duvidosa, quase sempre oferecidos como freeware ou shareware. Os dados capturados são posteriormente transmitidos pela internet. Estas informações podem ser desde hábitos de navegação do usuário até senhas.
                         Keylogger
Os keylogger são aplicativos embutidos em vírus spyware ou software de procedência duvidosa. Sua função é a capturar tudo digitado pelo o usuário. Uma das formas utilizadas são a captura de senhas.
                           Hijacker
Hijackers são programas ou scripts que "sequestram" navegadores de internet. As principais vítimas eram as versões mais antigas do Internet Explorer. Um hijacker pode, por exemplo, alterar a página inicial do browser e impedir o usuário de mudá-la, exibir propagandas em janelas novas, instalar barras de ferramentas e impedir o acesso a determinados sites (páginas de empresas de antivírus, por exemplo). Felizmente, os navegadores atuais contam com mais recursos de segurança, limitando consideravelmente a ação desse tipo de praga digital.

                         Rootkit
Esse é um dos tipos de malwares mais perigosos. Podem ser utilizados para várias finalidades, como capturar dados do usuário. Até aí, nenhuma novidade. O que torna os rootkits tão ameaçadores é a capacidade que possuem para dificultar a sua detecção por antivírus ou outros softwares de segurança. Em outras palavras, os rootkits conseguem se "camuflar" no sistema. Para isso, desenvolvedores de rootkits podem fazer uso de várias técnicas avançadas, como infiltrar o malware em processos ativos na memória, por exemplo.
Além de difícil detecção, os rootkits também são de difícil remoção. Felizmente, sua complexidade de desenvolvimento faz com que não sejam muito numerosos.

                     Os Antivírus
Existem programas que caçam essas Pragas Virtuais e as eliminam no computador. Eles são chamados de Antivírus. Muitos deles são gratuitos e inclui ferramentas como firewall e muitas outras proteções ao computador. Uma lista de Antivírus mais conhecidos:
AVG: Mais conhecido por sua versão gratuita tem também a versão paga que tem muito mais recursos. Baixe ele no site oficial www.avg.com ou no Baixaki.
Avast: Conta também com versões gratuitas. Baixe também no site oficial em - www.avast.com ou no baixaki.
Norton: popular antivírus da Symantec. Possui versões de testes, mas não gratuitas. Baixe no  www.norton.com ou no próprio baixaki.
Kaspersky: Um dos melhores Antivírus já feitos da atualidade mas não cotem versão Gratuita só de Testar ou pago. Baixe em www.kaspersky.com Ou no Baixaki.
Avira: Mais conhecida por suas versões gratuitas, também tem sua versão paga com mais recursos. Baixe em - www.avira.com ou no Baixaki.


  

                                     

       Mas afinal qual o melhor antivírus.
  Existe muitas versões de antivírus e variedades como gratuita e pagos e mais recursos ou não. Eu tenho o antivírus Kaspersky pago. Na minha opinião o melhor antivírus já feitos sendo que em muitos testes feitos o Kaspersky ficou em 1ª lugar. Peguei um Artigo da internet do melhor antivírus de 2012/2013 no site http://gilsontutoriais.blogspot.com.br/2012/07/top-10-antivirus-pagos-e-gratuitos.html. Veja abaixo o resultado do Teste.

1. Kaspersky Antivírus 2012
Ele é robusto, atualiza diariamente e traz excelentes ferramentas para proteger seu PC, ele necessita de 1GB de RAM e um processador com velocidade acima de 1.5GHz para deixar seu computador em segurança. Uma coisa que diferencia este antivírus dos outros é que ele conta com seu impressionante Rescue-CD para restauração do sistema depois de ataques de malwares, além da sua interface agradável e um ótimo scanner de rede. Tem em Português.
Prós
Contras
·  Instalação fácil;
·  Interface amigável;
·  Opções e funções intuitivas.
·         Proteção para navegador trabalha apenas com o Internet Explorer
2. Norton Antivírus 2012
Agora ele conta com uma varredura muito mais rápida, atualizações frequentes, utiliza menos recursos e faz uma boa varredura em segundo plano. Ele possui o Norton Reputation Service que verifica instantaneamente de onde os arquivos vieram para evitar o crimeware mais rápido que os concorrentes. Foram encontrados alguns resultados ruins na sua detecção de keyloggers, mas é um bom antivírus e possui boa interface.
Prós
Contras
·  Interface amigável
·  Muito bem categorizado
·  Vários tipos de verificação
·  A verificação é rápida
·  Com o tempo, fica pesado e consomememória
·  Instalação muito demorada
3. BitDefender Total Security 2012
Apesar de não ser somente um antivírus ele vai aparecer na nossa lista, ele é eficiente e está cada vez mais funcional, o pacote Total Security 2012 conta com antivírus, firewall, antispam e diversas ferramentas de manutenção.
Prós
Contras
  Instalação bastante fácil
  Versão 2012 oferece novos recuros desegurança online
  Conta com modo totalmente automatizado
  Interface moderna e personalizável
·         Consome muitos recursos do sistema

                              Finalizando essa Matéria
Para finalizar essa matéria lembre-se os Vírus ou malware só podem danificar seu computador não queimar algum componente. Mesmo que você tenha o Antivírus não significa que você fique 100% seguro. Fique atento as dicas que eu vou lhe dar:
ü  Nunca clique em imagens, vídeos ou qualquer tipo de arquivo que não seja de confiança.
ü  Nunca entre em sites desconhecidos.
ü  Antes de baixar programas tente buscar informações que puder desse programa.
ü  E sempre Lembre-se os Vírus podem se espalhar em qualquer tipi de drive em pen-drive, cartão de memória ou disco Rígido.







                             

  





        









        


Um comentário :

  1. Já peguei o trojan e o rootkit... esse último é bem difícil de se livrar, se é que se consegue...
    É bom saber quais empesteiam nossos PCs atualmente.
    Abraço.

    ResponderExcluir